Encontrando Poder nas Escolhas: Uma Reflexão com Epicteto

02/01/2024 by

Guilherme Poyares

Escolhas: o que está nos eu controle

À medida que iniciamos um novo ano, muitos de nós nos voltamos para reflexões e resoluções. Uma poderosa orientação para este processo vem do filósofo estoico Epicteto, que nos ensina uma lição valiosa sobre controle e escolha.

Em suas palavras, “a principal tarefa na vida é simplesmente esta: identificar e separar questões para que eu possa dizer claramente a mim mesmo quais são externas e não estão sob meu controle, e quais têm a ver com as escolhas que eu realmente controlo.”

Este pensamento nos convida a uma introspecção profunda. Frequentemente, gastamos nossa energia mental e emocional preocupando-nos com aspectos da vida que estão além do nosso controle – o comportamento dos outros, as circunstâncias imprevistas, as reviravoltas do destino. Epicteto nos lembra que nosso verdadeiro poder reside naquilo que podemos controlar: nossas próprias escolhas.

Como podemos aplicar essa sabedoria no dia a dia? Primeiro, ao nos depararmos com desafios ou decisões, podemos perguntar: “Isso está sob meu controle?” Se a resposta for não, reconhecemos que preocupar-se excessivamente com isso é um esforço inútil. Em vez disso, voltamos nossa atenção para onde podemos fazer uma diferença real – nas nossas ações, reações e atitudes.

Buscar o bem e evitar o mal, portanto, não está em elementos externos, mas dentro de nós mesmos, nas escolhas que fazemos. Ao focar no que controlamos, não apenas economizamos energia preciosa, mas também ganhamos uma sensação de paz e empoderamento.

Este ano, que tal adotar a abordagem de Epicteto? Ao fazer isso, podemos descobrir um caminho mais claro e tranquilo, guiado pelas escolhas conscientes e pelo controle que temos sobre nossas próprias vidas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.